quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CÁCERES – POTENCIAL NÃO VALORIZADO


      É difícil, porém importante, salientar sobre as potencialidades do município de Cáceres, pois muitas vezes o próprio cacerense não sabe ou não dá valor à cidade onde vive.
     Cáceres esta localizada ao extremo sul de Mato Grosso abrangendo uma área fronteiriça de aproximadamente 24.351,45 km² (IBGE), estando entre os maiores municípios do estado. Essa extensa área é ponto de transição para três biomas diferentes, o pantanal, o cerrado e a Amazônia, o que dá a região uma extraordinária riqueza natural. 
     A cidade foi fundada em 6 de outubro de 1778 com o objetivo de ocupação, defesa e para ser polo comercial da região devido à facilidade de escoamento de produtos pelo Rio Paraguai, que possui ligação com o Oceano Pacífico.
    Esses 233 anos de história fora importantes não só para o Brasil, mas também para o mundo. Cáceres é um grande patrimônio histórico e cultural, cidade de muitos contrastes, sejam eles sociais, culturais, históricos e arquitetônicos, teve o seu centro histórico tombado como patrimônio brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). (Acesse o link abaixo e saiba mais)
     Nossa cidade, como podemos ver, tem muito a ser valorizado, e depende de sua  população dar valor a sua historia, a sua cultura multicolorida com danças, músicas, lendas, artesanatos, sua natureza e  seu povo. Hoje encontramos muitos jovens que dizem não gostar ou que acham que práticas como festas de santo, músicas tradicionais, como o cururu, danças, como siriri e outras, não possuem importância significativa, que “é coisa de velho” ou que não lhe agradam as roupas ou a maneira como as músicas são cantadas. Saiba que quem não dá importância a sua cultura e a suas raízes não dá importância a si mesmo. É triste dizer, mas muitas práticas tradicionais que ainda podemos ver hoje podem ser total ou parcialmente perdidas devido à falta de interesse dos jovens em relação a elas, são poucos os que procuram conhecê-las e aprender mais sobre sua cultura.

- Saiba mais sobre o tombamento do centro histórico de Cáceres no site:www.portal.iphan.gov.br
Iphan: "Cáceres, na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, é novo patrimônio cultural brasileiro "

Nenhum comentário: